Reunião dos Centros de Pacing 2022
No dia 21 de Maio de 2021 no “Penafiel Park Hotel” localizado na cidade de Penafiel, teve lugar a Reunião dos Centros de Pacing de 2022, organização conjunta da APAPE e IPRC; o programa foi elaborado por uma comissão integrando elementos das duas Direcções, tendo o secretariado da reunião sido centralizado na sede do IPRC e o apoio logístico ficado a cargo da empresa de eventos Xarm.
A reunião teve 64 inscrições, representando a maioria dos centros nacionais de pacing, com o habitual apoio das cinco principais firmas da Indústria de dispositivos médicos, que se fizeram representar por membros dos seus corpos gerentes e/ou elementos das respectivas equipas.
O programa científico centrou-se em aspectos relacionados com a utilização de dispositivos electrónicos, destacando-se o papel actual da monitorização remota desses dispositivos, a prevenção das complicações relacionadas com o seu uso e o modo de optimizar a estimulação cardíaca. Destacou-se ainda uma conferência pelo Dr. Hipólito Reis que traçou uma panorâmica do passado, situação actual e perspectivas futuras da utilização dos dispositivos implantáveis em Portugal.
Da parte da manhã tiveram lugar duas Mesas-redondas, a primeira sobre a monitorização remota de dispositivos nas bradidisritmias, taquidisritmias, detecção da disfunção de eléctrodos e, por fim, no seguimento de doentes com insuficiência cardíaca; seguiu-se uma conferência, proferida pelo Dr. Pedro Cunha, ainda no âmbito do mesmo tema, abordando a organização a nível nacional e hospitalar necessária para a implementação desta metodologia e ainda as implicações legais do seu uso.
Seguiu-se uma mesa sobre a prevenção de complicações no uso de dispositivos implantáveis, incluindo os cuidados requeridos desde a preparação antes do implante até à alta hospitalar do doente, a discussão sobre os modos de se optimizar os acessos vasculares, o diagnóstico das complicações infecciosas e o modo de lidar com as disfunções dos eléctrodos.
A mesa-redonda da tarde focou-se nas diferentes alternativas sobre o modo de estimular o coração, discutindo-se as suas vantagens e desvantagens, procurando-se determinar quais as formas que poderão conduzir a uma optimização dessa estimulação.
A reunião terminou com uma sessão em que foi apresentado o Centro de Pacing do Centro Hospitalar do Tâmega e Vale do Sousa, em homenagem ao qual tinha sido decidida pelas nossas Associações a localização da reunião na cidade de Penafiel.