Reunião de Electrofisiologia 2024
No dia 09 de Novembro de 2024 no “Hotel Pestana Sintra” teve lugar a Reunião de Electrofisiologia de 2024, organização conjunta da APAPE e IPRC; como habitual o programa foi elaborado por uma Comissão integrando elementos das duas Direcções, tendo o secretariado e grande parte da logística sido centralizados pelo IPRC, com o apoio da empresa de eventos
Xarm.
A reunião teve o número record de 76 inscrições, representando a quase totalidade dos centros nacionais de electrofisiologia, com o habitual apoio das seis principais firmas da indústria de dispositivos médicos e materiais de electrofisiologia, os quais se fizeram representar por membros dos seus corpos gerentes e/ou elementos dos respectivos staffs.
A reunião incluiu de novo Simpósios da Indústria – neste caso uma sessão patrocinada pela Boston Scientific designada por “Ablação por campo pulsado – o que nos trazem os sistemas de segunda geração?” proferida pelo Dr. Diogo Cavaco e outra pela Biosense Webster designada por “The optimized AF ablation workflow ” proferida pelo Dr. Francisco Costa.
O programa científico abordou diversos temas importantes da electrofisiologia actual sobretudo no campo da chamada “ablação de campo pulsado”, da morte súbita, das diretrizes da fibrilhação auricular e da ablação da taquicardia ventricular.
Assim, na parte da manhã tiveram lugar duas Mesas-redondas, a primeira sobre “Ablação de campo pulsado” tendo sido analisado sobretudo o seu uso no tratamento da FA persistente assim como o seu papel na ablação de outras arritmias para além da fibrilhação; a segunda mesa centrou-se no tema da “morte súbita”, analisando a situação actual relativamente aos preditores de risco, nomeadamente o papel do estudo eletrofisiológico / estimulação cardíaca, assim como as indicções e eficácia da ablação por cateter na redução do risco.
A manhã terminou com uma sessão designada por “Tema em foco” em que a Dr.ª Sofia Almeida analisou de forma exaustiva os méritos e limitações das novas guidelines para a fibrilhação auricular, o que deu lugar a uma extensa discussão com a plateia.
A tarde foi preenchida, para além de um dos simpósios da indústria, com outras duas Mesas-redondas, a primeira sobre a ablação da taquicardia ventricular, tendo sido discutida a sua utilização na TV originada mos músculos papilares, a abordagem epicárdica para aplicação deste tratamento e a análise da situação actual da terapêutica não invasiva desta arritmia, através do uso de radioterapia; por fim, a última sessão consistiu na apresentação de Hot-lines do último Congresso Europeu de Cardiologia, tendo sido apresentados resumidamente os resultados de diversos ensaios clínicos recentes da área da arritmologia.