Reunião Arritmias 2017
Nos passados dias 3 e 4 de Fevereiro teve lugar no “Cascais Miragem Hotel” mais uma reunião anual organizada pela APAPE e pelo IPRC este ano designada por “Arritmias 2017”.
Foram contabilizadas 266 inscrições sobretudo de médicos (arritmologistas, internos de cardiologia e cardiologistas gerais) mas também de técnicos de cardiopneumologia e alguns enfermeiros dedicados a esta área.
A reunião contou com 88 participantes activos (faculty), entre prelectores, moderadores e membros de painéis, que incluíram 77 médicos (incluindo 6 convidados estrangeiros), 8 técnicos cardiopneumologistas e 3 enfermeiros.
Os grandes temas da reunião foram a fibrilhação auricular nos seus aspectos epidemiológicos e predição do sucesso na sua ablação, recentes estudos sobre morte súbita e insuficiência cardíaca, novos aspectos na utilização de dispositivos implantáveis, o mapeamento de alta definição na ablação de TV, arritmias no coração do atleta, arritmias na polineuropatia amiloidótica familiar, novos anticoagulantes orais e bloqueio do ramo esquerdo.
O programa incluiu uma vez mais o Simpósio Luso-Brasileiro realização conjunta com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) representada pela seu presidente, que indicou os participantes brasileiros e co-moderou a mesa. Tiveram lugar ainda seis mesas redondas médicas, uma de técnicos cardiopneumologistas e uma conjunta de técnicos e enfermeiros. Destacamos destas mesas-redondas a relativa aos novos anticoagulantes orais, por ter sido uma sessão conjunta com o Grupo de Estudos de Trombose e Plaquetas da SPC e ainda outras duas mesas em que intervieram representantes na Medicina Geral e Familiar e da Medicina Interna. Para além de uma conferência por um convidado estrangeiro (Dr.ª Caterina Bisceglia) e outra por um cardiologista nacional (Dr. Hipólito Reis), houve a habitual sessão de controvérsia assim como a de casos clínicos. A manhã do primeiro dia foi preenchida na Sala1 pelas habituais sessões de “Temas em foco”, compreendendo um painel de discussão que integrava arritmologistas e cardiologistas gerais, em que se discutiram na primeira sessão o tema “Fibrilhação auricular (estudos epidemiológicos nacionais)” e na segunda sessão o tema “Morte súbita e Insuficiência Cardíaca (experiência portuguesa e trials recentes)” sendo a discussão dinamizada pelos coordenadores com base em perguntas respondidas com recurso a televoter. A sessão, largamente concorrida, suscitou como nos anos anteriores uma intensa discussão entre os moderadores e os elementos do painel.
Como habitual foi organizada uma exposição de posters, utilizando-se de novo a metodologia electrónica, com apresentação em écrans de larga dimensão, tendo sido incluídas 43 comunicações, número que uma vez mais excedeu o das reuniões anteriores. No final da reunião foi atribuído o prémio para o melhor poster (prémio Medtronic), seleccionado por um júri nomeado para o efeito pela Comissão Organizadora.
As casas de dispositivos médicos e laboratórios clínicos participaram na reunião a nível da exposição técnica, disponibilizando a maioria outros tipos de colaboração, como o apoio à deslocação dos convidados estrangeiros, a inscrição de participantes para além de outro tipo de apoios como as pastas do congresso, o sistema de televotação ou a tecnologia dos posters electrónicos. A exposição técnica incluiu sete stands, tendo duas casas optado por hospitality-suites. Foram organizados dois simpósios da indústria (St. Jude Medical e BMS/Pfizer), que tiveram lugar no fim das manhãs na sala 1.
Durante o “Arritmias 2017” foi distribuído um jornal (NewsFarma) que compreendeu uma entrevista com o Presidente do IPRC e pequenos textos acerca dos temas de algumas das mesas, da responsabilidade de moderadores e/ou prelectores.
A reunião contou com o patrocínio das seguintes entidades: Bayer Portugal, Biosense Webster/Johnson & Johnson, Biotronik Portugal, Boehringer Ingelheim, Boston Scientific, Bristol-Myers Squibb/ Pfizer, LivaNova, Medtronic Portugal, St. Jude Medical.
O IPRC agradece mais uma vez à EVENTOS XARM pela organização deste evento.