Reunião de Electrofisiologia 2022
No dia 12 de Novembro de 2022 no “Vidago Palace Hotel” teve lugar a Reunião de Electrofisiologia de 2022, organização conjunta da APAPE e IPRC; o programa foi elaborado por um comissão integrando elementos das duas Direcções, tendo o secretariado e grande parte da logística sido centralizados pelo IPRC, com o apoio da empresa de eventos Xarm.
A reunião teve 53 inscrições, representando a quase totalidade dos centros nacionais de electrofisiologia, com o habitual apoio das seis principais firmas da Indústria de dispositivos médicos e materiais de electrofisiologia, os quais se fizeram representar por membros dos seus corpos gerentes e/ou elementos dos respectivos staffs.
O programa científico abordou essencialmente dois grandes temas genéricos: o sucesso da ablação da fibrilhação auricular e a abordagem das arritmias ventriculares em várias patologias/prevenção da morte súbita.
Assim, da parte da manhã tiveram lugar duas Mesas-redondas, a primeira sobre estratégias para evitar ou lidar com o insucesso nalgumas arritmias supraventriculares e ventriculares (flutter auricular, vias acessórias, extra-sistolia ventricular, taquicardia ventricular isquémica) e a segunda dedicada à ablação da fibrilhação auricular, discutindo-se as opções para se poder vir a obter no futuro resultados ainda melhores.
A manhã terminou com uma conferência novamente sobre a ablação de fibrilhação auricular proferida pelo Prof. Mário Oliveira em que se discutiu se este procedimento poderá vir um dia a permitir a cura desta arritmia.
A tarde foi preenchida por outra Mesa-redonda em que foi discutida à luz das novas guidelines internacionais (de 2022) a abordagem terapêutica das taquicardias ventriculares em várias patologias para prevenção da morte súbita.
Ainda sobre estas guidelines a reunião terminou com uma conferência pelo Prof. Pedro Adragão que discorreu sobre as implicações práticas destas recomendações no tratamento actual da taquicardia ventricular.