Avançar para o conteúdo

De acordo com o Plano de Actividades para 2022 … “o IPRC continua interessado em contribuir para a formação noutros aspectos da Electrofisiologia Clínica … no campo das arritmias, através de conferências, pequenos cursos ou colaboração em reuniões com sociedades ou associações médicas”.

Nesse sentido, apoiou desde logo a sugestão do Presidente da APAPE de serem retomados os minicursos temáticos teórico-práticos sobre dispositivos implantados, realizados entre 2014 e 2017 em Lisboa e no Porto, que tanto êxito tiveram junto de internos e jovens cardiologistas.os nacionais no seu âmbito de actividade.

Assim, em Novembro de 2014 teve lugar na sede do IPRC em Porto Salvo o primeiro curso, cujo tema foram os “Cardioversores/Desfibrilhadores Implantáveis” (coordenadores Dr. Diogo Cavaco e o Prof. Mário Oliveira), seguindo-se em Janeiro de 2015 no mesmo local o “Curso de Introdução ao Pacing Cardíaco” (coordenadores: Drs. José Miguel Santos e Vítor Martins), o qual veio a ser repetido no Porto (Maio de 2016), tendo os seus coordenadores sido os Drs. Hipólito Reis e Marco António. Durante o ano de 2017 decorreram mais dois cursos no Porto, o primeiro em Abril abordando o tema “Cardioversores/Desfibrilhadores Implantáveis”, coordenado pelo Dr. João Primo com o apoio do Dr. Hipólito Reis e a colaboração dos Drs. Marco Oliveira e Helena Gonçalves; tendo surgido diversos pedidos nesse sentido, este curso foi repetido em Outubro desse ano, com os mesmos coordenadores.

Em conjugação com a APAPE estamos a envidar esforços para programar novos cursos do mesmo tipo durante o ano de 2022, quer em Lisboa quer no Norte.