Reunião Arritmias 2026
Nos dias 27 e 28 Fevereiro de 2026, teve lugar no “Hotel Cascais Miragem” a reunião anual de arritmias, organizada pela APAPE e pelo IPRC, neste ano designada por “Arritmias 2026”. A metodologia utilizada não foi idêntica à dos anos anteriores por iniciativa da APAPE que pretendeu implementar medidas que promovessem um aumento do número de participantes ampliando o universo de pessoas potencialmente interessadas, incluindo médicos de especialidades afins assim como de internos. A Comissão Organizadora, integrando a Direcção da APAPE e por parte do IPRC, os seus Presidente e Vice-presidente, os quais após de acordarem a data e local da reunião, elaboraram o programa e procederam ao convite dos respectivos prelectores e moderadores e fizeram os contactos necessários com as casas da Indústria potencialmente participantes.
Relativamente às inscrições na reunião foram seguidas em grande parte as regras adoptadas nos últimos anos, procedendo a organização aos convites dos profissionais de saúde, sob a forma de bolsas, que incluíam a inscrição, os almoços, os coffee-breaks e se necessário o alojamento. Atendendo à previsão de um número maior de inscrições, diligenciou-se junto do hotel a possibilidade de disponibilizar mais refeições, com a utilização de novos espaços para esse efeito. Definiu-se deste modo um limite máximo de 400 refeições e, a exemplo dos anos anteriores, aceitou-se quando chegado ao limite estabelecido, a possibilidade de inscrições que não incluíssem almoços.
Os convites para inscrições na reunião, foi baseado essencialmente na atribuição de um certo número de bolsas a todos os centros de Centros de Arritmologia, de acordo com as suas dimensões, número de profissionais de saúde e tipo de actividade praticada. Para esse efeito, foi solicitado aos responsáveis de cada uma das Unidades, a indicação do número de bolsas pretendidas respeitando os limites definidos, sendo da sua responsabilidade a distribuição das mesmas por arritmologistas, internos de cardiologia, técnicos de cardiopneumologia e enfermeiros.
Para além da lista de convidados habituais e no sentido de aumentar o número de inscritos foi implementada pela Organização uma iniciativa designada por “Todos pelo Ritmo”, foi elaborada uma nova lista, tentando mobilizar cardiologistas, internos de cardiologia, técnicos cardiopneumologistas, enfermeiros e outros profissionais de saúde, habitualmente não convidados, tendo sido criada para este grupo uma modalidade especial de inscrição – “Acesso Científico” – sendo oferecidas 100 inscrições gratuitas para participação nas sessões científicas.
Por outro lado, o laboratório Pfizer resolveu voltar a participar no “Arritmias” propondo-se apoiar a reunião através no valor de um stand e 50 inscrições.
Tendo em vista o incremento dos custos e a expectativa do aumento do número de participantes foi diligenciado maior apoio por parte da Indústria de modo a manter ou mesmo aumentar o nível social e científico fada reunião, tendo sido necessário proceder a uma adaptação dos espaços disponíveis no hotel de forma a condicionar a lotação das salas e o espaço para coffee-breaks e almoços.
No final da reunião foi possível quantificar o número de inscrições, que como previsto alcançou um novo record (508 participantes), voltando o número de inscritos a superar o limite planeado (o número de presenças efectivas atingiu cerca de 350 participantes).
Este facto levou à necessidade de providenciar o alojamento a um número substancial de participantes, que para além dos 147 quatros disponíveis no Hotel Miragem, obrigaram à reserva de mais 60 quartos no Hotel Pestana Sintra. Tal como no ano anterior foi necessário, quando se atingiu a meta definida em função das disponibilidades de alojamento e refeições, criar uma modalidade de inscrições que não incluía refeições nem alojamento.
A reunião contou com 106 participantes activos, entre prelectores e moderadores, englobando o número record de 90 médicos (incluindo nove convidados estrangeiros), oito técnicos cardiopneumologistas e oito enfermeiros.
Os grandes temas da reunião foram “Ablação de fibrilhação auricular – novas estratégias em 2026”, “Cardioneuroablação – da síncope à FA”, “Taquicardia ventricular – do evento agudo à estabilização”, ”Amiloidose e arritmias”, ”Encerramento do apêndice auricular esquerdo na ablação de FA”, “Pacing cardíaco – do acesso difícil ao follow-up inteligente”, “Pulsed Field Ablation – PFA – situação atual”, “Leadless pacing”, “Fibrilhação ventricular no indivíduo sem cardiopatia estrutural”, “Síndrome de Brugada”, “Estimulação fisiológica – novo standard?” e “Morte súbita cardíaca – da epidemiologia à perspetiva do doente”.
Na Sala 1 foram realizadas a maioria das sessões, incluindo cinco mesas – redondas, três conferências e uma sessão de controvérsia, para além dos três simpósios da indústria e da sessão de Registos e Prémios; na Sala 2 tiveram lugar as Sessões de Enfermagem e dos Técnicos de Cardiopneumologia, para além de três Mesas-redondas Médicas, uma Sessão de Controvérsia e duas de Casos Clínicos.
As três conferências que integraram o programa foram atribuídas ao Prof. José Carlos Pachón (“Cardioneuroablação – “Da síncope à fibrilhação auricular: Uma nova fronteira terapêutica”); ao Prof. Michel Haïssaguerre (“FV no Indivíduo com Coração Estruturalmente Normal – Insights Mecanísticos & Estratégias de Ablação”) e Prof. Carlo Pappone (“Síndrome de Brugada: A ‘Quinta Câmara’ do Coração, Autoimunidade e Ablação Epicárdica”).
Uma das Mesas-redondas era a tradicional sessão conjunta com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), a qual se fez representar pelo seu presidente Prof. Cristiano Pisani que co-presidiu e apresentou um dos temas e pela Dr.ª Luciana Vidal Armaganijan que apresentou outro tema.
Nas sessões finais do Arritmias 2026 foram apresentados e discutidos os Registos de Electrofisiologia e de Pacing referentes a 2025, apresentados pelos correspondentes Vice-presidentes da APAPE, seguindo-se a sessão de atribuição de diversos prémios.
A exposição de posters manteve a metodologia electrónica, com apresentação em dois écrans de larga dimensão, permitindo o programa informático um fácil acesso a cada apresentação. Foram apresentadas 75 comunicações, que divididas em dois grupos: Dispositivos (30 posters) e Electrofisiologia (45 posters). Em cada grupo foram seleccionados pelo Júri os quatro melhores trabalhos que foram apresentados e discutidos publicamente nos intervalos da manhã. Posteriormente o Júri escolheu em cada grupo a que considerou ser a melhor apresentação, tendo ambas recebido numa sessão antes do encerramento ambos os trabalhos sido apresentados pelos primeiros autores no final da sessão.
Foi ainda atribuído, tal como nos anos anteriores, o Prémio do Melhor Investigador, com base no número de trabalhos efectuados em Centros Portugueses nas áreas de Arrritmologia, Pacing e Electrofisiologia, publicados durante o ano de 2025 em revistas internacionais indexadas no Scientific Journal Rankings (SJR).
Apoiaram a reunião um total de oito casas de dispositivos médicos, que participaram na reunião a nível da exposição técnica, que incluiu cinco salas (hospitality-suites), os coffee-breaks foram servidos na galeria do hotel, zona em que incluiu o stand do laboratório Pfizer e vários expositores (roll-ups), para além de material publicitário afixado nalgumas paredes, pilares, chão e degraus da galeria do hotel.
Houve três simpósios da indústria versando temas de aritmologia (Abbott, Boston Scientific e Medtronic), apresentados na sala de sessões principal e incluídos em horários dentro do programa.
Como novidade, algumas sessões médicas tiveram o patrocínio de uma casa da indústria, sem interferência nos temas apresentados, mas com direito a referência no programa e passagem de spots no início e final da sessão.